12 Dicas de brincadeiras e atividades para a criançada durante a quarentena!

Já que a criançada está em casa, o IPPCAMI – Abrigo Maria Imaculada, reuniu dicas de brincadeiras e atividades que vocês podem fazer com os pequenos.

Bolhas de sabão

As bolhinhas de sabão causam um verdadeiro fascinío nas crianças.

Com certeza você tem detergente em casa, então só vai precisar misturar um pouco de detergente com um pouco de água e ter um canudinho plástico do tipo com dobra sanfonada, que tem um diâmetro um pouco maior.Para a mistura, o ideal é que seja um detergente mais espesso, mas também funciona com outro tipo mais ralo. Só vai precisar usar mais.

Encha meio copo com água e coloque cerca de uma colher de chá de detergente. Misture com o canudo até formar espuma. Se ainda não formou espuma, coloque um pouco mais de detergente. Depois é só molhar o canudo no líquido e soprar no ar.

shutterstock_635604404

Jogo dos 7 erros em casa

A criança, depois de observar bem onde estão todos os objetos da sala, fecha os olhos, enquanto outra pessoa tira 7 coisas do lugar. Quem não estava vendo terá que advinhar o que mudou.

Desenhar em uma bandeja com areia ou sal

Encher uma bandeja de areia fina ou sal para que, com um pauzinho, as crianças possam desenhar nelas é também outra das ideias que propomos.

shutterstock_1245913816

Amarelinha

Tradicional, divertida e fácil de fazer. Com giz e uma pedrinha, ou também com fita adesiva, caso não possa desenhar no chão, esta brincadeira sempre agrada!

shutterstock_744829210

 Morto ou Vivo

Um dos participantes é escolhido como líder e ficará à frente do grupo. É ele quem vai dar as instruções que devem ser obedecidas pelos outros jogadores.

Quando o líder disser: “Morto!”, todos ficarão agachados. Quando o líder disser: “Vivo!”, todos darão um pulinho e ficarão de pé. Quem não cumprir as ordens é eliminado, até sobrar um só participante, que será o vencedor e o próximo líder.

shutterstock_516611575

Mímica

Divida os participantes em duas equipes. Em pedaços de papel escreva nomes de filmes, de pessoas famosas, desenhos animados ou provérbios. Sorteie os papeizinhos entre um participante de cada equipe, este não poderá revelar para o resto do grupo o que está escrito.

Por meio de gestos do representante, o resto do grupo deve tentar adivinhar qual é a frase que estava no papel.  Determine um limite de tempo para as equipes desvendarem a mímica. Cada acerto valerá um ponto. A cada rodada mude os representantes das equipes.

Abuse da criatividade tanto para fazer os gestos quanto para chutar possíveis respostas. Com a ajuda de uma lousa faça a brincadeira propondo que os participantes façam desenhos em vez de mímicas, neste caso use frases mais complexas para deixar o jogo mais interessante.

Fantoches de Meia

Os Fantoches podem ser usados, além de uma brincadeira, como uma forma muito rica de ensino, pois instigam a criatividade e imaginação, além do raciocínio lógico (treinam o começo, meio e fim de uma história) tanto da criança quanto do adulto contribuindo para o desenvolvimento físico e psicológico infantil.

Além disso, a brincadeira com fantoche pode despertar a observação e atenção dos pequenos, exercitar a memória e a inteligência, organizar as ideias e pensamentos, e ajuda a ampliar o vocabulário.

shutterstock_681813229

Qual é o personagem?

Um jogo de mesa que toda a família pode participar: cada um escreve secretamente, em um papel, o nome de um personagem conhecido e, o passa para que outro participante o cole na testa, de forma que só os outros participantes possam ver. Todos darão dicas de quem é o personagem, até que cada pessoa adivinhe o seu.

Caça ao Tesouro

Um objeto escondido em casa; um mapa com as indicações de onde encontrar cada pista; pistas que levam a outras: isso é tudo o que se precisa para um jogo de mistérios!

shutterstock_683015755

Exposição de Desenhos

Organizar com as crianças uma exposição em casa, com todas as suas obras (que podem ser feitas no momento), se torna uma brincadeira muito interessante.

shutterstock_198650648

Brincadeira da Esponja

Aqui a brincadeira é encharcar uma esponja em um balde com água e sair correndo para expremê-la em um balde vazio mais distante. Quem encher primeiro o seu, ganha!

Batata Quente (a partir dos 5 anos)

Aqui, a criança tem que estar esperta e pensar rápido. Pode ser feita entre mãe e filho/a ou com um grupinho de amigos.

Como fazer: Sentem-se todos no chão e comecem a passar a batata das mãos de um para as do outro. Cantem, enquanto isso, “Batata que passa quente, batata que já passou. Quem ficar com a batata: coitadinho, se queimou!” (no ritmo de “Pirulito que bate-bate”). Perde quem estiver com a batata na mão no final da música.

 

Brincar ajuda no desenvolvimento das crianças, também auxilia no raciocínio lógico e no trabalho em equipe.

Faça parte dessa brincadeira você também!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: